Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
21/06/2018 - 18:36:58

 

 

Com uma nova postura, a Secretaria de Saúde comandada por Márcia Quaresma, firma parcerias com empresas privadas e busca inovação para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Na manhã desta quinta-feira (19), os pacientes, acompanhados pelos funcionários, realizaram atividades externas na Fazenda Mãe Tereza.

 


O objetivo é o fortalecimento de vínculos. O tratamento vai além da questão medicamentosa (psiquiatria); as atividades terapêuticas e externas são importantes para o desenvolvimento da concentração e autoestima, ajudando no melhoramento do tratamento, seja transtorno mental ou dependência química.

 

 

Foram 13 pacientes do CAPS acompanhados pela equipe de saúde, levados à Fazenda Mãe Tereza. Atividades como pescaria, passeios de trenzinho e piqueniques fizeram parte do roteiro; além da apreciação de cavalos e animais silvestres. O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 a às 14h00 - Os Pacientes são divididos em modalidades: intensivos (atendimento diário), semi- intensivos (duas a três vezes por semana) e não intensivos.

 

 

Existem ainda as Práticas Integrativas complementares como toque quântico, reike, oficinas, auricoloterapia e reflexologia podal. Tanto os pacientes quanto os funcionários passam por terapias complementares:“Na sexta-feira, toda equipe participa, pois é bom para o nosso fortalecimento e desempenho junto aos pacientes”, explica Tayara Andrade – Diretora do CAPS.
A equipe é composta por 12 pessoas; dentre eles, psiquiatra, psicólogo (a), assistente social, enfermeiro (a), vigia, cozinheira, técnico (a) de enfermagem e oficineira.

 

 

"Os atendimentos realizados no CAPS sao importantes, no entanto, as estratégias utilizadas de parcerias e inserção social dos usuários, em outros espaços para além da unidade, como por exemplo essa manhã de lazer na Fazenda Mãe Tereza, são fundamentais na construção de caminhos menos sofridos e menos estigmatizados da vivência do sofrimento psíquico. Parabéns para Thayara pela iniciativa e para toda equipe do CAPS por acolher e tratar com respeito, valorização e humanização todos os usuários do serviço. Agradecemos a direção da Fazenda Mãe Tereza e o apoio do prefeito Agnelo'', finalizou a secretaria Marcia Quaresma.

 

 

Ascom - Prefeitura de Cabrália

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com