Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
20/03/2019 - 12:51:49

 

 

Eunápolis e toda região está vivendo uma situação atípica devido ao tempo seco e a escassez de chuvas: a constante - quase diária - incidência de queimadas. Vivendo em alerta máximo devido aos riscos que essas ações podem causar ao meio ambiente, animais e à população, a Prefeitura Municipal alerta a população sobre os riscos das queimadas, que apesar de serem causadas também pelas altas temperaturas do dia aliadas à desidratação da vegetação, em sua grande maioria é ocasionada por ação humana com a queimada em terrenos baldios.

 

 

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Vaillant explicou que limpar terrenos baldios ateando fogo ou até mesmo queimar o lixo doméstico é crime e fere a Lei Municipal Nº 409/2001. "As pessoas precisam se conscientizar que o fogo que é colocado no terreno baldio pode ficar descontrolado, atingindo outras áreas, podendo levar à perda de patrimônios e até mesmo de vidas. Então, a orientação é não queimar resíduos", salienta o secretário.

 

 

Além de agredir o meio ambiente, as queimadas afetam a qualidade do ar, oferecendo riscos à saúde das pessoas por dias. A primeira ação ao identificar um foco de incêndio deve ser ligar para o Corpo de Bombeiros discando gratuitamente 193. Outra informação importante é que a população não tente conter o fogo de grandes proporções, pois essa ação pode colocar sua vida em risco.

 

 

A Prefeitura de Eunápolis mantém um canal de denúncia. Aqueles que presenciarem uma ação ilegal de queimadas em terrenos baldios devem comunicar à Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (73) 3261-0931. "Estamos atentos aos focos de incêndio e formamos uma comissão municipal para estar à frente dessas situações e combater com agilidade. Nesta segunda-feira (18/03), entrei imediatamente em contato com o comando do Corpo de Bombeiros, enviamos três carros-pipa e entramos em contato com a brigada da Veracel. Glória a Deus o pior foi evitado no Centro da cidade, mas esse não é o primeiro incêndio dos últimos dias e se não conscientizarmos a população, o próximo pode não acabar tão bem", concluiu o prefeito Robério Oliveira.     

 

Dicas para evitar as queimadas:

 

- Não atear fogo em terrenos desocupados;

- Não jogar pontas de cigarros às margens de rodovias ou áreas verdes da cidade;

- Acondicionar o lixo e dispensá-lo para recolhimento no horário previsto pela coleta pública;

- Não queimar galhos, arbustos ou mato secos.

 

 

Sucom - Prefeitura de Eunápolis

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com