Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
13/03/2019 - 21:34:08

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou as 10 ameaças para a saúde em 2019, entre elas, as altas taxas de obesidade entre crianças e adultos. A obesidade já é considerada pela OMS como uma epidemia global e estima-se que 1,9 bilhão de adultos estejam com sobrepeso, onde 600 milhões já estão obesos. A condição gera problemas como o diabetes, aumento do colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, indisposição e baixa estima.

 

 

Os índices da OMS são alarmantes e nos levam a fazer a seguinte  reflexão: “como estamos nos relacionando com a comida?”. Segundo a nutricionista Danielle Sacramento, do IBMED - Diagnósticos Médicos, o ritmo apressado da vida moderna tem mudado as escolhas de consumo alimentar. “O alimento industrializado é o vilão da boa saúde, seguido do comportamento e do estilo de vida acelerado, que afastam as pessoas do tão sonhado bem-estar ”, destacou Danielle.

 

 

A procura por ajuda para equilibrar essa relação entre alimento e corpo saudável chega aos consultórios. De acordo com a nutricionista, o perfil atual de pacientes são pessoas que têm um dia corrido. “A maioria dos pacientes relatam que a falta de tempo é um obstáculo para hábitos saudáveis. Não tomam café da manhã, comem na rua, mastigam pouco e dão preferência a alimentos que dão sensação prazer momentâneo, como, por exemplo, frituras e doces”, ressaltou ela. 

 

 

Danielle, que também é coach em emagrecimento, reforça que não existe fórmula para emagrecer e sim, a percepção do autocuidado. “Cada pessoa possui uma necessidade alimentar diferente e seu corpo reage também de maneira única. Quem busca um plano alimentar para emagrecer precisa refletir, por exemplo, como se relaciona com a comida: ‘eu como com atenção? Mastigo o alimento de maneira correta? Me alimento para saciar a fome ou por ansiedade?’ Com esse conhecimento é possível controlar peso, ter um sono reparador e ter mais disposição para o trabalho”, ressaltou a nutricionista.

 

 

NUTROLOGIA - Nesse cenário de epidemia global de obesidade, uma área da medicina que vem ajudando na luta contra o sobrepeso é a nutrologia, uma especialidade habilitada para o diagnóstico de doenças, prescrição médica e orientação alimentar. A médica nutróloga Sabrina Canal, também do IBMED, explica que a nutrologia e a nutrição se completam quando o assunto é cuidado com a saúde, longevidade e emagrecimento saudável. “Mas, a nutrologia é focada na investigação de deficiências de vitaminas, hormônios e em doenças que tenham relação com a alimentação”, ressaltou Sabrina.

 

 

Na consulta com a nutróloga, assim como com a nutricionista, o paciente assume o compromisso de falar francamente sobre seus hábitos alimentares e de sua rotina de vida. É avaliado o histórico de doenças, cirurgias, hábito intestinal, as principais queixas como indisposição, aumento do peso, ansiedade e compulsão. A partir daí, o médico dará início aos procedimentos ambulatoriais necessários. Com base nos exames, é criado um plano de acompanhamento para o combate ou prevenção de doenças com medicação adequada,, orientação alimentar e exercícios físicos.

 

 

Segundo Sabrina, além da nutrologia e da nutrição, a psicologia pode ajudar no processo de emagrecimento do paciente. “O acompanhamento multidisciplinar é o ideal, porque esses profissionais irão atuar e tratar na origem de cada deficiência orgânica, psicológica e alimentar”, concluiu a nutróloga. 

 .

 

Plano alimentar saudável - Comer bem começa pelas escolhas no supermercado ou na feira. A nutricionista Danielle listou algumas dicas acessíveis que irão ajudar na hora de abastecer a geladeira.

 

  • Antes de ir para o supermercado, faça uma vistoria nos armários e na geladeira.

 

  • Defina o cardápio da semana, isso ajudará a comprar os ingredientes certos, além de evitar desperdícios.

 

  • Faça a famosa lista de compras. No celular ou no papel, essa lista será seu guia. Compre o que for necessário a partir do cardápio que planejou.
  • Evite ir para o supermercado com fome. Leve água ou uma fruta na bolsa.

 

  • Dê preferência à frutas, legumes e verduras da estação. Os preços estarão mais em conta e você terá mais opções para escolher.
  • Vá mais à feira e experimente novos sabores.

 

  • Use a criatividade com temperos naturais.

 

 

Ascom - Agência Vilaça

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com