Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
02/08/2018 - 18:29:59

 

 

Audiência Pública Meio Ambiente e Agricultura trabalhando em prol dos pequenos produtores rurais.

 

Na manhã dessa terça-feira (31), a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realizou a Audiência Pública na Casa Cabral Belmonte direcionada aos pequenos produtores rurais e agricultores familiares. O evento iniciou por volta das 10h00. Representando o prefeito Agnelo Santos, fez-se presente o Secretário de Finanças Ataliba Dias, o Superintendente de Agricultura José Raimundo Galvão e do Poder Legislativo, o vereador Gedehon Teixeira da Cruz.

 

 

O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Euclides Senna realizou a abertura da audiência cumprimentando a agradecendo a presença de todos: "Essa iniciativa é do Governo do Estado que entende que o pequeno produtor rural precisa ter tranquilidade por meio do documento da terra; e desta forma, ter acesso a programas destinados aos pequenos produtores rurais. Sem a documentação não se consegue um financiamento, por exemplo, pois não tem garantia", explica.

 

 

No evento foi apresentado o programa de regularização fundiária para propriedades rurais devolutas até 100 hectares. João Valério - Coordenador Geral, Juliana Almeida - Assistente Social e Micléia Nascimento, representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento - Condesc, apresentaram o programa cujo objetivo é o registro do documento da terra dando assim, acesso às políticas públicas como Crédito Rural, Seguro Rural, Assistência Técnica, aposentadoria Rural para agricultores e outros.

 

Passos para a regularização:

 

- Cadastramento: Levantamento de dados pessoais do produtor e da propriedade e a situação real do imóvel.

- Georreferenciamento: Medição precisa e atualizada das propriedades por meio da utilização de aparelhos GPS via satélite.
 
- Titulação: Após o processo de cadastro e georreferenciamento, será encaminhado para a Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA. Esse órgão, que é ligado ao Condesc, fará a avaliação dos dados coletados. Sendo aprovado, é gerada a planta e memorial descritivo do imóvel, juntamente com o Título de Doação.

 

 

Em Cabrália, o cadastramento começa na próxima quinta-feira (02), a partir das 09h00, no Sindicato Rural. E no dia 07 de agosto, o cadastro continua, mas desta vez no Povoado de Santo Antônio na Escola Aracy Alves Pinto.

 

Documentos necessários para o cadastro:

 

- Solteiro: CPF, RG e Certidão de Nascimento;

- Casado (Cartório): Documentos do Casal: CPF, RG e Certidão de Casamento;

- Divorciado (Cartório): CPF e RG do Requerente, Certidão de Casamento com averbação ou sentença do Divórcio;

- Viúvo: CPF e RG do Requerente, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito. Caso possua, levar documentos do falecido.

- Mais de um interessado: CPF e RG do requerente e da pessoa interessada na propriedade.

 

 

Ascom - Prefeitura de Cabrália

Por - Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com