Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
20/06/2018 - 18:40:46

 

 

Alemanha quer recomeçar. Do zero. A frustrante estreia na Copa do Mundo, com derrota por 1 a 0 para o México, tumultuou o ambiente da equipe de Joachim Löw. Na terça-feira, jogadores e comissão técnica fizeram uma longa reunião para arrumar a casa. Uma tentativa de entender os erros da primeira partida e buscar soluções.

 

 

Pouco depois da conversa, a delegação nem treinou. Apressada, rumou para Sochi, no Sul da Rússia - a casa da seleção brasileira no Mundial. É na cidade que a atual campeã do mundo enfrenta a Suécia, sábado, pela segunda rodada do Grupo F. Um jogo que ganhou contornos de decisão, já que os alemães foram derrotados pelos mexicanos, e os suecos ganharam da Coreia do Sul.

 

 

Bahia na Rússia? Sochi também tem suas prais (Foto: Laura Fonseca / Globoesporte.com)Bahia na Rússia? Sochi também tem suas prais (Foto: Laura Fonseca / Globoesporte.com)

 

A viagem para Sochi com quatro dias de antecedência estava prevista. Não houve uma mudança de programação por conta da derrota. Mas ela significa mais do que uma tentativa de aclimatação. A Alemanha não está à vontade em Vatutinki, distrito de Moscou, tenta resgatar boas vibrações e se aproximar do clima da Copa do Mundo de 2014.

 

 

O vilarejo em Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia, está na memória. E Sochi é considerada a localidade russa que mais se aproxima da base alemã na Copa do Brasil. Foi lá, por exemplo, onde o técnico Joachim Löw buscou inspiração em suas corridas matutinas, mesmo tendo uma academia à disposição em suas luxuosas instalações. Nos momentos de folga, os atletas e comissão técnica estavam liberados para receber famílias e amigos e relaxarem à beira-mar. Schweinsteiger, já aposentado da seleção, e o goleiro Manuel Neuer, hoje capitão do time, foram além e até ensaiaram passos da coreografia da música “Lepo-Lepo” com o amigo Tibúrcio, um brasileiro boa praça que é amigo de muitos jogadores alemães.

 

Alemanha em Cabrália, em 2014 (Foto: EFE)Alemanha em Cabrália, em 2014 (Foto: EFE)

 

- Você gosta daqui? Eu não gosto. O Brasil está em Sochi, certo? É um lugar muito melhor do que esse - disse um membro da delegação alemã ao GloboEsporte.com.

 

 

Em Vatutinki, distrito que fica a 35 quilômetros do centro de Moscou, a delegação está reclusa. Apesar de um novo prédio ter sido construído, o cenário é muito diferente daquele que eles aproveitaram no Brasil. Não há contato com fãs e a rotina dos jogadores é basicamente concentração, treino, treino, concentração.

 

 

No ano passado, a Alemanha passou boa parte da Copa das Confederações em Sochi. Treze jogadores que estavam no grupo que foi campeão da competição estão de volta à Rússia para a Copa do Mundo. Não é o caso do goleiro Neuer, mas ele aprovou a mudança de ares.

 

Neuer e Schweinsteiger na Bahia (Foto: Reprodução)Neuer e Schweinsteiger na Bahia (Foto: Reprodução)

 

- Achei boa a viagem para Sochi, apesar de nunca ter estado na cidade. Mas estamos olhando para frente, um lugar diferente, ambiente novo, estaremos mais focados no jogo - afirmou.

 

 

Em Sochi, a delegação ficará hospedada num resort cinco estrelas bem perto do mar Negro. Basta dar alguns passos para estar na praia, que durante esta época do ano é um dos pontos turísticos mais visitados da Rússia.

 

Löw e Bierhoff evitam críticas a Vatuntiki

 

O técnico Joachim Löw e o diretor-esportivo Oliver Bierhoff foram questionados sobre a escolha da concentração na Rússia logo nos primeiros dias de treinos no país. Ambos evitaram comparações com Santa Cruz Cabrália e tentaram destacar os pontos positivos de Vantuntiki, como a privacidade e as instalações confortáveis. Um novo prédio, exclusivo para a seleção alemã, foi erguido na área do hotel, que fica a poucos minutos do campo de treinos. O time tem trabalhado no CT do CSKA Moscou. O isolamento, no entanto, não agrada. Uma mudança de sede a partir da segunda fase, caso a Alemanha se classifique, não seria surpresa.

 

 

O que pesou para Sochi ser escolhida como sede tanto da Copa das Confederações como do Mundial foi o legado olímpico deixado pelos Jogos de Inverno de 2014. Houve um altíssimo investimento para a construção do Parque Olímpico com todas as suas arenas, da pista automobilística que passou a abrigar o GP da Rússia de Fórmula 1, e do estádio - só ele custou cerca de R$2,5 bilhões aos cofres públicos.

 

Tudo pertinho

 

Em Sochi, a Alemanha está hospedada na moderna região de Adler, onde foi construído o parque Olímpico dos Jogos de Inverno, bem perto do campo de treinos e do local do jogo contra os suecos. O distrito de Adler, é um local bastante tranquilo, reúne hotéis e moradias.

 

 

Na orla revitalizada recentemente, bares e restaurantes são muito frequentados pelos turistas. O Parque Olímpico é bastante visitado. E conta com uma ajudinha: bem ao lado dele, há um parque de diversões.

 

Clima bem brasileiro

 

Muita gente associa Sochi ao frio porque a cidade russa sediou as Olimpíadas de Inverno de 2014. Mas a realidade é diferente. Foi justamente por ter temperaturas mais amenas durante todo o ano, inclusive na estação mais fria, que ela foi escolhida para o evento - no inverno, raramente fica abaixo de 0°C, o que facilita a prática de esportes, e no verão, época da Copa, varia entre 15°C e 30°C. Banhado pelo Mar Negro, o local é marcado por seu belo visual, misturando praias e montanhas com neve. Ficou conhecido como a "cidade-resort". Atrai turistas de vários lugares, principalmente da própria Rússia.

 

 

Fonte - GE

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com