Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
29/03/2020 - 09:57:27

 

 

Algumas cidades do Rio Grande do Sul flexibilizaram os decretos municipais e permitiram a abertura do comércio a partir da próxima semana, alterando as medidas tomadas em função do risco de contágio do novo coronavírus. Ns última sexta-feita 27/03, foram realizadas carreatas em diversas regiões do estado. Comerciantes e empresários pediram a liberação de indústrias e comércios nas cidades.

 

 

 

O governador do RS, Eduardo Leite, voltou a afirmar que os municípios devem seguir as orientações estaduais. Nesta sexta, um novo decreto assinado por Leite, flexibilizou a abertura de templos, lotéricas e agências bancárias, mas manteve as restrições no comércio.

 

 

 

"Muitos prefeitos foram além e estabeleceram proibições. Orientamos que prefeitos que vierem a revogar os seus decretos, mantenham-se o estadual. Não pode deixar de fazer o que o governo do estado exige", disse.

 

 

"Entendo que haja angústia de parte de setores econômicos de todos os portes, mas não dá pra tomar decisão com base na ansiedade. Tem que ser com base na ciência," completou Leite.

 

Cidades estão alterando decretos:

 

Flores da Cunha

 

A Prefeitura de Flores da Cunha determinou a reabertura do comércio e de outros serviços na cidade a partir de sexta (27). De acordo com a nota, ficam liberadas as atividades em todas as áreas, respeitando as normativas do Ministério da Saúde.

 

 

 

São elas: estabelecimentos comerciais, que devem estabelecer horários fixos ou setores exclusivos para atender os idosos com ou mais de 60 anos, e trabalhar em regime de escalas, para reduzir o fluxo de pessoas, assim como em indústrias. Lojas de conveniência dos postos de combustível podem ficar abertas das 7h às 19h de segunda a sábado. O toque de recolher foi extinto.

 

Na educação foi mantida a restrição, com retorno programado para o dia 3 de abril.

 

Espumoso

 

Um novo decreto, que terá validade a partir de segunda-feira (30), permite atividades comerciais em Espumoso com algumas restrições. Academias, comércio, bares, restaurantes, sindicatos e prestação de serviços em geral deverão operar com 50% da capacidade.

 

Festas, entidades tradicionalistas, hotéis, escolas e transporte público seguem paralisados.

 

Erechim

 

Publicado na tarde desta sexta (27), um novo decreto permite que, a partir do dia 1º de abril, os estabelecimentos industriais e da construção civil retomem as atividades. Cada empresa deve observar as diretrizes sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde. Entre elas, manter o distanciamento entre os funcionários de, no mínimo, dois metros. O decreto permite também o funcionamento de lotéricas, agências bancárias e templos religiosos.

 

Santana do Livramento

 

A partir deste sábado (28), a cidade incluiu, no novo decreto com prazo de sete dias, novos serviços como essenciais. Entre eles estão: o funcionamento de unidades lotéricas e correspondentes bancários, serviços de hotelaria e hospedagem, construção civil, ferragens e serviços de “mototáxi”. Todos possuem regramentos específicos que serão fiscalizados, segundo a prefeitura.

 

Ibirubá

 

Um decreto publicado nesta sexta pela prefeitura de Ibirubá permite a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (30). Os estabelecimentos terão que adequar o atendimento para evitar aglomerações e também adotar medidas de higiene para conter a contaminação. As empresas também devem fazer revezamento de funcionários para reduzir o contato entre os trabalhadores.

 

Estância Velha

 

O município autorizou ainda na quinta-feira (26), o funcionamento parcial das atividades industriais, a partir desta sexta, e comerciais, a partir do dia 3 de abril. As empresas devem seguir medidas como: disponibilizar álcool em gel 70% para os colaboradores e clientes; promover a constante higienização e desinfecção dos ambientes; respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre os postos de trabalho; não exceder a capacidade de 30% de pessoas no local.

 

Ivoti

 

O prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalkmann decretou a liberação parcial das atividades econômicas na cidade a partir do dia 3 de abril. Permanecem em vigor as determinações relativas a distanciamento social e circulação de pessoas com mais de 60 anos de idade e demais grupos de risco.

 

Ijuí

 

O município de Ijuí decretou no início da tarde deste sábado (28), a liberação do comércio a partir de segunda-feira (30) na cidade. O atendimento de estabelecimentos comerciais e industriais deve acontecer com equipes reduzidas, permitindo o acesso de uma pessoa por vez nos estabelecimentos. Bares, casas noturnas, academias e templos religiosas seguem sem poder abrir as portas.

 

 

A medida também determina que pessoas com 60 anos ou mais só podem estar na rua para realizar tarefas estritamente necessárias. No restante do tempo, devem permanecer em casa.

 

Parobé

 

A prefeitura de Parobé decretou que a partir de terça-feira (31), as indústrias do município com até 15 funcionários estão autorizadas a reabrir, sendo proibido o trabalho de idosos, grávidas, portadores de doenças respiratórias, hipertensos e diabéticos. Comércios de materiais de construção, serviços autônomos, domésticos e serviços prestados por profissionais liberais, ficam autorizados a voltarem as suas atividades, observadas as mesmas restrições.

 

 

 

A partir do dia 1º de abril, os comerciantes em geral podem retomar as atividades, com as mesmas restrições. Missas e cultos religiosos podem acontecer desde que com 25% da capacidade do espaço físico. Bares e lanchonetes seguem sem abrir, podendo atender com tele busca e tele entrega.

 

São Marcos

 

Em São Marcos, o novo decreto entrou em vigor neste sábado (28). O funcionamento do comércio, bares e academias, por exemplo, que estava proibido por um decreto municipal, foi liberado. Esses estabelecimentos devem adotar sistema de escalas e revezamento, liberando funcionários com mais de 60 anos para permanecer em isolamento social. As aulas seguem suspensas e previstas para recomeçarem no dia 3 de abril.

 

Canela

 

Em Canela, a flexibilização será escalonada e a primeira parte entra em vigor na segunda-feira (30), quando serão permitidas atividades industriais e na construção civil. Na terça-feira (31), profissionais autônomos, liberais e prestadores de serviço podem retornar ao trabalho. Na quarta-feira, o comércio está liberado, levando em conta as determinações do Ministério da Saúde: sistema de escala, alteração de jornada para reduzir fluxo e aglomerações. Hotéis, museus e parques seguem fechados até o dia 3 de abril.

 

Vacaria

 

Em Vacaria, as novas determinações estão valendo desde sexta-feira (27). Estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e industriais foram permitidos a reabrirem, adotando as seguintes medidas: escalas, revezamento e distanciamento social de dois metros entre uma pessoa e outra, higienização dos espaços no mínimo a cada três horas, disponibilizar álcool gel em lugar estratégico, entre outras ações.

 

 

 

Academias, centros de treinamentos, ginásios, quadras de esportes, centros de ginástica, clubes sociais, bares e boates não podem funcionar. O decreto tem validade de oito dias e estabelece, também, a prorrogação da situação de emergência pelo mesmo período.

 

 

Fonte: G1/RS

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com