Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
15/01/2019 - 15:39:54

 

 

As vacinas têm a função de nos proteger contra diversas doenças. Quando somos vacinados, nosso corpo recebe uma substância que estimula a criação de células que serão capazes de produzir anticorpos com mais rapidez, protegendo o nosso organismo contra vírus e bactérias da mesma substância, prevenindo e nos protegendo contra doenças.

 

 

De acordo com o médico responsável pelo Centro de Vacinas do  IBMED, João Victor Soares de Albuquerque, essa é principal importância das vacinas; a prevenção.  Por isso, é indispensável estar com o quadro de vacinas sempre atualizado. “As vacinas são atualizadas em relação às mutações que os vírus e bactérias sofrem ao longo dos tempos. Por isso, a vacinação é mais eficiente na prevenção de doenças”, ressaltou o médico.

 

 

Outro fator importante destacado por João Victor é a vacinação das crianças logo nas primeiras horas de vida e a continuidade do acompanhamento do quadro de vacinas na medida em que elas vão crescendo. O médico salientou que até os doze anos, as crianças possuem um sistema imunológico imaturo e estão mais suscetíveis às contaminações. “Mesmo que o aleitamento materno seja a primeira fonte de imunização contra agentes externos ao organismo, as crianças logo começam a socializar com outras pessoas e acabam ficando expostas a diversos vírus e os bebês não possuem a devida proteção para isso”, concluiu João Victor.

 

Vacinação impede o retorno de surtos de doenças no país

 

No último ano, mais de 300 municípios brasileiros, muitos deles na Bahia, enfrentaram o risco de surto de poliomielite. Há 28 anos não havia a ameaça de casos dessa doença, cuja prevenção é feita através de vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a resistência de alguns pais e mães em vacinarem seus filhos fez com que o país corresse o risco de voltar a ter casos de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

 

 

Muitas pessoas ainda deixam de se imunizar contra várias doenças por medo de possíveis efeitos colaterais das vacinas. O médico explicou que existe, principalmente em unidades particulares de vacinação, vacinas acelulares. “Essas vacinas têm a mesma eficiência ou até mais, porém, com menos risco de efeito colateral. Nestes centros particulares, como no IBMED, é possível ainda agregar em uma única aplicação, várias vacinas contra diferentes doenças”, finalizou João Victor.

 

 

Fonte: Agência Vilaça

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

 

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com