BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
25/12/2019 - 18:13:20

 

 

Durante o verão, muito se fala sobre a necessidade de intensificar os cuidados com a pele, usar mais protetor solar, evitar ficar ao sol entre os horários de maior incidência, geralmente entre dez da manhã e quatro da tarde, etc. Mas você sabia que os olhos também pedem um cuidado especial na estação mais quente do ano?

 

 

 

Além da maior exposição aos raios solares UVA e UVB, os olhos podem sofrer agressões dos produtos químicos das piscinas, das impurezas da água do mar e até mesmo do protetor solar e cremes hidratantes utilizados na pele. Neste post, você vai encontrar algumas dicas de cuidados com a visão para que você curta o verão sem negligenciar a saúde dos olhos.

 

06 importantes cuidados com a visão durante o verão

 

1 – Use óculos escuros mesmo nos dias nublados

 

Os raios solares ultravioletas são muito nocivos para os olhos. Por isso, é muito importante usar os óculos escuros sempre que ficar ao ar livre por mais tempo. Até mesmo nos dias mais nublados é recomendado usar o acessório. Apesar de o sol estar encoberto pelas nuvens, ele continua a emitir os raios UVA e UVB, portanto, seus olhos ainda precisam dessa proteção.

 

2 – Compre óculos com proteção UVA e UVB

 

Não compre óculos escuros no comércio popular, como em barraquinhas na praia. Esses óculos não têm em suas lentes o filtro de proteção contra os raios solares. O que faz com que, em vez de proteger sua visão, você exponha seus olhos a ainda mais agressão.

 

 

As lentes escuras fazem com que a pupila fique dilatada para a entrada de mais luz. Junto com a luz entra também mais raios UVA e UVB, o que pode causar até mesmo queimaduras na retina.

 

3 – Evite a exposição prolongada ao sol

 

A exposição prolongada ao sol, sem proteção, pode causar doenças oculares, como pterígio — o crescimento de um tecido na parte branca dos olhos que avança em direção à córnea, deixando os olhos vermelhos, irritados e com coceira.

 

 

O excesso de sol pode ainda desencadear a catarata precoce, que pode levar a uma perda progressiva da visão, e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma lesão na mácula, que é a região central da retina — essa é uma doença irreversível e que pode levar à cegueira.

 

4 – Use chapéus e bonés

 

Além dos óculos, os chapéus e bonés também são grandes aliados na proteção dos olhos contra os raios ultravioletas. Ao fazerem sombra sobre a face esses acessórios evitam que esses raios solares atinjam diretamente os olhos.

 

5 – Seja cuidadosa ao usar protetores solares e cremes hidratantes

 

Os cremes hidratantes e protetores solares podem causar alergias e irritações nos olhos. Por isso, seja cuidadosa ao usá-los e evite que eles entrem em contato com os olhos. Lave as mãos após o uso, tente não coçar os olhos e não passar protetor na parte superior da pálpebra, pois, com o suor, o produto pode escorrer para os olhos.

 

6 – Proteja os olhos ao nadar

 

A água do mar, lagos, rios e piscinas podem trazer contaminações por vírus e bactérias e desencadear processos alérgicos, além de algumas doenças como a conjuntivite – que é altamente contagiosa e causa vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimação intensa, inchaço e secreção de muco.

 

 

Outra doença provocada por contaminação na água é a ceratite que também pode ser desencadeada por exposição prolongada ao sol. Além dessas doenças, a água de piscinas também podem causar alergias devido aos produtos químicos utilizados para tratar a água.

 

 

Para evitar essas doenças, lave os olhos com água corrente ao sair da água e use óculos de natação para abrir os olhos embaixo d’água. Além das dicas de cuidados com a visão, quer se informar melhor sobre como se manter saudável no verão? Acesse www.imprensananet.com.

 

 

Ascom - Óticas Dantas

Por - Gutemberg Stolzer / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com