BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas

Blog Óticas Dantas

Por: Gutemberg Stolze
11/02/2020 - 14:00:06

 

 

Chegamos ao verão, uma época do ano que exige atenção extra com a visão. É que os olhos podem sofrer agressão da radiação solar e ficar mais expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio (a formação de uma membrana sobre o globo ocular). Daí a importância dos óculos de sol, artigos que, desde sua invenção, se tornam cada vez mais populares no mundo.

 

 

Utilizados tanto para fins estéticos como para providenciar melhor conforto visual, eles devem apresentar uma característica importante, porém muitas vezes negligenciada na hora da compra: a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB). Tal proteção deve ser atestada e adequada para barrar, de fato, os efeitos nocivos do sol.

 

 

 

Caso as lentes escuras não tenham a capacidade de impedir a chegada da radiação, o perigo é ainda maior. O uso de óculos de sol de origem duvidosa, como aqueles acessórios falsificados vendidos por aí, pode levar a danos ainda mais expressivos do que aqueles sofridos por quem nunca usa óculos.

 

 

 

Por quê? O olho humano possui mecanismos de defesa naturais contra a luminosidade, como a contração da pupila e o fechar da pálpebra. As lentes escuras inibem tais mecanismos, de modo que, se elas não tiverem as qualificações necessárias para resguardar a visão, os raios solares irão atravessá-las e afetar o globo ocular de forma ainda mais severa do que na ausência dos óculos de sol.

 

 

 

Outras lentes indicadas para a proteção contra os raios ultravioleta são aquelas de óculos de grau com tratamento fotossensível ou fotocromático. Elas têm um componente químico que, ao entrar em contato com a luz solar, se decompõe. Assim, essas lentes mudam de cor, escurecendo em ambientes com muita luz e clareando em situações de pouca luz.

 

 

 

Por essas e outras, além das consultas regulares ao oftalmologista, é fundamental que, na escolha dos seus novos óculos de sol, você verifique sua qualidade e certificação. É o jeito de evitar problemas oculares no futuro.

 

 

Ascom - Óticas Dantas

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

 

Por: Gutemberg Stolze
25/12/2019 - 18:13:20

 

 

Durante o verão, muito se fala sobre a necessidade de intensificar os cuidados com a pele, usar mais protetor solar, evitar ficar ao sol entre os horários de maior incidência, geralmente entre dez da manhã e quatro da tarde, etc. Mas você sabia que os olhos também pedem um cuidado especial na estação mais quente do ano?

 

 

 

Além da maior exposição aos raios solares UVA e UVB, os olhos podem sofrer agressões dos produtos químicos das piscinas, das impurezas da água do mar e até mesmo do protetor solar e cremes hidratantes utilizados na pele. Neste post, você vai encontrar algumas dicas de cuidados com a visão para que você curta o verão sem negligenciar a saúde dos olhos.

 

06 importantes cuidados com a visão durante o verão

 

1 – Use óculos escuros mesmo nos dias nublados

 

Os raios solares ultravioletas são muito nocivos para os olhos. Por isso, é muito importante usar os óculos escuros sempre que ficar ao ar livre por mais tempo. Até mesmo nos dias mais nublados é recomendado usar o acessório. Apesar de o sol estar encoberto pelas nuvens, ele continua a emitir os raios UVA e UVB, portanto, seus olhos ainda precisam dessa proteção.

 

2 – Compre óculos com proteção UVA e UVB

 

Não compre óculos escuros no comércio popular, como em barraquinhas na praia. Esses óculos não têm em suas lentes o filtro de proteção contra os raios solares. O que faz com que, em vez de proteger sua visão, você exponha seus olhos a ainda mais agressão.

 

 

As lentes escuras fazem com que a pupila fique dilatada para a entrada de mais luz. Junto com a luz entra também mais raios UVA e UVB, o que pode causar até mesmo queimaduras na retina.

 

3 – Evite a exposição prolongada ao sol

 

A exposição prolongada ao sol, sem proteção, pode causar doenças oculares, como pterígio — o crescimento de um tecido na parte branca dos olhos que avança em direção à córnea, deixando os olhos vermelhos, irritados e com coceira.

 

 

O excesso de sol pode ainda desencadear a catarata precoce, que pode levar a uma perda progressiva da visão, e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma lesão na mácula, que é a região central da retina — essa é uma doença irreversível e que pode levar à cegueira.

 

4 – Use chapéus e bonés

 

Além dos óculos, os chapéus e bonés também são grandes aliados na proteção dos olhos contra os raios ultravioletas. Ao fazerem sombra sobre a face esses acessórios evitam que esses raios solares atinjam diretamente os olhos.

 

5 – Seja cuidadosa ao usar protetores solares e cremes hidratantes

 

Os cremes hidratantes e protetores solares podem causar alergias e irritações nos olhos. Por isso, seja cuidadosa ao usá-los e evite que eles entrem em contato com os olhos. Lave as mãos após o uso, tente não coçar os olhos e não passar protetor na parte superior da pálpebra, pois, com o suor, o produto pode escorrer para os olhos.

 

6 – Proteja os olhos ao nadar

 

A água do mar, lagos, rios e piscinas podem trazer contaminações por vírus e bactérias e desencadear processos alérgicos, além de algumas doenças como a conjuntivite – que é altamente contagiosa e causa vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimação intensa, inchaço e secreção de muco.

 

 

Outra doença provocada por contaminação na água é a ceratite que também pode ser desencadeada por exposição prolongada ao sol. Além dessas doenças, a água de piscinas também podem causar alergias devido aos produtos químicos utilizados para tratar a água.

 

 

Para evitar essas doenças, lave os olhos com água corrente ao sair da água e use óculos de natação para abrir os olhos embaixo d’água. Além das dicas de cuidados com a visão, quer se informar melhor sobre como se manter saudável no verão? Acesse www.imprensananet.com.

 

 

Ascom - Óticas Dantas

Por - Gutemberg Stolzer / Imprensananet.com

Por:
19/09/2019 - 09:48:15

 

 

Hipermetropia, miopia e astigmatismo são os problemas de visão mais comuns em crianças e adolescentes. Eles compõem os chamados erros refrativos, que se caracterizam por impedir a formação do foco das imagens precisamente na retina, a tela situada no fundo do olho que as transmite para o cérebro.

 

 

Na miopia, o foco acontece antes da retina; na hipermetropia, depois; e no astigmatismo ele se forma em diferentes pontos do olho. Os erros refrativos podem surgir no início da infância, mas são mais comuns acima dos 4 anos. Antes dessa idade, estão presentes em 8% da população. Depois, em cerca de 22% das crianças até os 9 anos.

 

 

 

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento, sobretudo para o desenvolvimento normal tanto da visão quanto das habilidades psicomotoras que dependem dela. Erros refrativos não corrigidos, principalmente de alto grau, podem limitar o aprendizado, prejudicar o rendimento escolar, provocar dor de cabeça e até mesmo alterações de personalidade. Estudos associam a miopia não tratada, por exemplo, à maior probabilidade de timidez e introversão.

 

 

 

Para evitar esses riscos, e avaliar também a presença de problemas menos comuns, mas mais graves, os especialistas recomendam levar a criança ao oftalmologista desde muito cedo. Segundo a oftalmopediatra Marcela de Cássia Barreira, de São Paulo, a primeira consulta deve ocorrer aos 6 meses – e até os dois anos, elas devem ser semestrais. Depois, caso não haja nenhum problema, podem se tornar anuais até os sete anos. “Se a criança apresenta algum problema, deve continuar com consultas a cada seis meses.”

 

 

 

O grau dos erros de refração pode se estabilizar cedo ou sofrer alterações ao longo da infância e da adolescência, até por volta dos 20 anos, conforme o crescimento e a mudança da curvatura dos olhos. Na fase escolar, é importante redobrar a atenção, pois não é raro haver a necessidade de até duas mudanças de grau em um mesmo ano.

 

 

 

Essa evolução natural dos defeitos de visão na infância está na origem de um benefício que a marca alemã de lentes Zeiss oferece em sua linha Zeiss Kids, indicada para crianças a partir dos 7 anos: a possibilidade de até duas trocas gratuitas no período de um ano em casos de mudança de grau.

 

 

O produto é feito de policarbonato, um material altamente resistente – tanto que a marca também dá um ano de garantia em caso de quebra. As lentes Zeiss Kids possuem ainda proteção contra raios ultravioleta e luz azul emitida por telas de equipamentos eletrônicos, como celular, tablet e computador, prejudiciais aos olhos.

 

 

A seguir, confira alguns sinais de que a criança pode estar apresentando algum problema de visão:

 

– Sentar muito próximo da TV ou segurar livro ou celular muito perto dos olhos;

 

– Apertar os olhos ou inclinar a cabeça para enxergar melhor.

 

– Fechar um olho para enxergar melhor.

 

– Coçar os olhos com frequência.

 

– Demonstrar muita sensibilidade à luz ou lacrimejar demais.

 

– Não conseguir ler sem acompanhar as linhas com o dedo.

 

– Reclamar de olhos cansados ou dor de cabeça com frequência.

 

– Apresentar redução do desempenho escolar.

 

 

Ascom - Óticas Dantas 

Por - Gutemberg Stolze  / Imprensananet.com 

 

Por: Gutemberg Stolze
02/09/2019 - 12:30:32

 

 

Pterígio raspagem do olho, é originado no crescimento de tecido fibrovascular parecido com a conjuntiva na a córnea do olho ou melhor dizendo, sobre ela. Conhecido popularmente como sendo a carne crescida nas pálpebras, o problema também é chamada vilídea ou erroneamente colocada como catarata eventualmente. Porém, Pterígio raspagem do olho e a doença de catarata são patologias diferentes.

 

O QUE O PTERÍGIO FAZ

 

Sua ocorrência deixa os olhos vermelho e costuma resultar em queixa por razões estéticas, é muito frequente o paciente ir ao cirurgião por razões estéticas apenas, muito embora são frequentes os sintomas de ardência, irritação, queimação e outros relacionados às Pterígio raspagem do olho na superfície ocular. Quando o crescimento sobre a córnea ultrapassa 3mm, há distorção da curvatura corneana, com repercussão sobre o erro refracional. Se negligenciado, pode, ocasionalmente, aumentar ainda mais encobrindo parcial ou totalmente o eixo visual.

 

 

Os principais motivos de Pterígio raspagem do olho que levam pacientes a desejarem a remoção cirúrgica da lesão, referem-se à estética e sintomatologia. Nós oftalmologistas da Clínica Oftalmológica Cidade Jardim recomendamos a realização do procedimento quando há ameaça real à visão ou se já está comprometida. O Pterígio raspagem do olho que ultrapassa a margem da córnea em 2,5mm deve ser removido imediatamente.

 

 

Normalmente em tratando-se de Pterígio raspagem do olho, o uso de radiação chamada Betaterapia e de drogas como a Mitomicina, Tiotepa e 5 Fluoracil podem levar a afinamentos corneano e escleral, necrose escleral, perfurações, retardo de epitelização e ulcerações corneanas, retrações conjuntivais ou simbléfaro e, até mesmo, catarata. Portanto em tratando-se de Pterígio raspagem do olho não pode ser negligenciado.

 

CLÍNICA ESPECIALIZADA PARA TRATAR DE PTERÍGIO RASPAGEM DO OLHO

 

Não são todos os casos de Pterígio raspagem do olho que podem ser operados com transplante de conjuntiva. Quando existem dois Pterígio raspagem do olho no mesmo olho, um nasal e outro temporal, quando muito extenso e não existem áreas doadoras de conjuntiva sã, quando existem simbléfaro ou cicatrização conjuntival acentuada, quando pode vir a ser necessária no futuro uma cirurgia filtrante, cirurgia para glaucoma, o transplante de conjuntiva não deve ser realizado nesses casos de Pterígio raspagem do olho.

 

 

 

Uma outra técnica cirúrgica de remoção do Pterígio raspagem do olho que proporciona excelente resultado estético associada a taxa de recidiva muito baixa é a rotação de retalho conjuntival. Nesta técnica a conjuntiva superior, bulbar superior, é rodada para ocupar o leito do Pterígio raspagem do olho previamente ressecado e isso traz resultados muito positivos em Pterígio raspagem do olho.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
13/08/2019 - 21:51:21

 

 

astigmatismo  é uma doença ocular causada, na maioria das vezes, por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.

 

Sintomas de Astigmatismo

 

Dependendo do grau e da atividade da visão, seja para perto ou longe, a imagem fica borrada e algumas queixas são frequentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival. A intensidade varia conforme a gravidade do problema e o esforço visual.

 

Tratamento de Astigmatismo

 

A correção do astigmatismo pode ser feita por óculos, lentes de contato ou cirurgia retrativa quando houver indicação de um oftalmologista.

 

 

Ascom - Óticas Dantas

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
26/01/2018 - 10:11:13

 

 

Quais dietas você já fez? Low-carb, da lua, paleolítica, cetogênica, Dukan (ou do cão. rs), Dr. Atikins, da USP, da sopa, do tipo sanguíneo, alcalina...? São tantas! Ufa!!! E você conseguiu mantê-la por quanto tempo?

 


A melhor dieta é a que você consegue seguir para sempre! E para isso acontecer, ela precisa seguir os seguintes princípios:


1. Respeitar seus hábitos, ou seja, não pode ser baseada em alimentos e preparações estranhas para você, pois você terá muita dificuldade em se adaptar a essa nova dieta e mais ainda para mantê-la em longo prazo.

 

2. Priorizar alimentos e preparações regionais. Além de caro, é desnecessário comprar alimentos importados ou suplementos para ter saúde ou emagrecer. Exceção a casos de carências de vitaminas e minerais, os quais terão de ser repostos através de suplementação, mas só o médico ou nutricionista, após exames poderá te indicar. Vivemos no Brasil e os nossos alimentos são próprios para o nosso clima. Consumir alimentos originários de países frios, por exemplo, é bom para quem vive lá.

 


3. Não restringir grupos de alimentos, pois pode levar a carências de vitaminas e minerais. Não existem alimentos vilões e mocinhos e nem alimentos que tenham superpoderes para emagrecer você. Por mais que você deseje ardentemente um alimento milagroso!!!

 


4. Não ser muito restrita em calorias, pois seu organismo terá de aprender a sobreviver com uma oferta limitada de calorias. É por isso que muitas pessoas comem tão pouco e não conseguem emagrecer.

 

 


Se você quer emagrecer com saúde, evite seguir dietas da internet. Elas não respeitam o mais importante para uma dieta dar certo, que é VOCÊ!

 


E para finalizar, não pense em dieta como castigo, prisão ou tortura. Pense que é uma escolha agradável para sua vida e que você terá de segui-la como um estilo de vida. Pergunte a si mesmo: “eu me vejo seguindo essa dieta daqui a 10 anos?” Se a resposta for não, tem alguma coisa errada aí!

                                                                 Roseli Mello

 

 

 

Por: Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
18/01/2018 - 22:54:01

 

 

O excesso de sal está relacionado a vários problemas de saúde, como: hipertensão, cálculo renal, doenças autoimunes, osteoporose, insuficiência renal e ainda acelera o envelhecimento. A hipertensão aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC, as duas principais causas de morte e incapacidade no mundo.

 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumir menos que 5g de sal por dia por pessoa. Isso equivale a 1 colher de chá rasa de sal. Então, em uma família com 4 pessoas, o consumo diário recomendado para preparar todas as refeições será de menos do que 4 colheres chá rasas de sal.

 

O brasileiro consome uma média de 12 g de sal por dia por pessoa. Isso é mais do que o dobro da recomendação!

 

Se você quer reduzir o consumo de sal, é bom ficar longe dos produtos industrializados, pois o teor de sódio deles é altíssimo. Sódio é um dos componentes do sal e o responsável pelos agravos à saúde associados ao sal - Siga essas recomendações e seu corpo agradecerá!

Roseli Mello/Nutricionista

 

 

 

Poe: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
11/01/2018 - 18:18:17

 

 

Pareto descobriu que no universo, tudo seguia um padrão de proporção, 20% das pessoas controlam 80% da riqueza mundial, 20% das estradas recebem o tráfego de 80% dos carros, você usa em 80% do tempo, 20% das roupas que possui.

 

 

Esse valor não é rígido, há certa variação, mas, o mais importante a se observar é que poucas ações são responsáveis por 80% dos nossos resultados. Como podemos aplicar esse princípio na nutrição e saúde?

 

 

Vejo muitas pessoas se preocupando com coisas insignificantes e que não farão diferença nos resultados, enquanto outras coisas tão necessárias deixam de fazer. Outro erro comum é querer mudar radicalmente, ninguém consegue ser perfeito o tempo todo, então, defina e foque nas ações que realmente farão diferença nos seus resultados.

 

Quais seriam os 20% essenciais na área de nutrição

 

Fazer atividade física;

Preferir alimentos naturais;

Respeitar a fome e saciedade;

Evitar refinados e industrializados;

Beber água suficiente para suprir a necessidade do seu corpo.

 

Quais seriam os 80%, dispensáveis?

 

Ter medo de certas combinações de alimentos;

Uso de suplementos e termogênicos para emagrecer;

Acreditar que qualquer deslize na dieta signifique que você vai engordar horrores.

Dar superpoderes a determinados alimentos, como: batata doce, ovo, frango, whey;

Exclusão de grupos de alimentos, acreditando que gluten, lactose ou carboidratos engordem.

 

 

Honestamente, essas ações não fazem diferença ou fazem apenas para casos isolados. E para você, quais sãos seus 20%? O que você fará para trabalhar em cima desses 20%? – Aguardem novas dicas na próxima quinta-feira 18/01 aqui no www.imprensananet.com. Agende uma consulta através do WhatsApp 73 99133-6767.

                                                     

 

Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
28/05/2016 - 11:09:16

A comunidade porto-segurense recebeu com entusiasmo a notícia da pré-candidatura de Ciro Leite a prefeito de Porto Seguro. Empresários do ramo náutico e entretenimento, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, Ciro entra na disputa eleitoral com o apoio do empresariado local e pretende implantar um novo conceito administrativo.

A pré-candidatura pelo partido Solidariedade surgiu após um convite de um grupo de empresários que anseiam um desenvolvimento sustentável que atenda as demandas locais, principalmente aquelas relacionadas ao setor náutico. “Com o potencial turístico de Porto Seguro a construção de grandes marinas irá revolucionar o turismos local. A cidade recebeu por oito anos grandes transatlânticos, algo que com certeza iremos retornar para Porto Seguro”, pontuou Ciro.

Em entrevista ao Imprensananet.com Ciro Leite expôs vários pontos de vista do novo “grupo político” e da linha administrativa na qual o grupo seguirá. O partido Solidariedade deve disputar o pelito eleitoral de forma independente, “A política tradicional está passando por uma reviravolta em todo o país, que ninguém imaginava, alianças futuras só acontecerá caso haja a mesma linha de raciocínio”, declarou.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
26/05/2016 - 21:37:45

A comunidade católica de Itapebi participou da tradicional procisão de Corpus Christi e Santa Missa que foi realizada na Igreja São José Operário. A Procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida, no Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Na Santa Missa, foi consagra duas hóstias: uma consumida pelos fiéis e a outra, apresentada à comunidade para adoração e peregrina em procissão. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
19/04/2016 - 07:53:41

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
20/03/2016 - 12:38:34

Papa Francisco durante a homilia que pronunciou na Praça de São Pedro do Vaticano neste Domingo de Ramos (Foto: REUTERS/Tony Gentile)Papa Francisco durante a homilia que pronunciou na Praça de São Pedro do Vaticano neste Domingo de Ramos (Foto: REUTERS/Tony Gentile)

O papa Francisco lamentou neste domingo (20) que haja tanta gente que não queira "assumir a responsabilidade" do destino dos refugiados, durante a homilia que pronunciou na Praça de São Pedro do Vaticano neste Domingo de Ramos.

Em sua homilia, o papa lembrou que, no caminho à cruz, Jesus de Nazaré "experimenta em sua própria pele também a indiferença, pois ninguém quer assumir a responsabilidade de seu destino".

"Penso em tantos marginalizados, em tantos refugiados... e também em tantos que não querem assumir a responsabilidade de seu destino", disse Francisco.

O papa inaugurou hoje os ritos da Semana Santa com a Procissão de Ramos e a posterior missa do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro do Vaticano.

Perante os milhares de fiéis que estavam presentes, Francisco lembrou como quando Jesus de Nazaré entrou em Jerusalém "a multidão" o acolheu com "entusiasmo, agitando as mãos e os ramos de oliveira" e aos grito de "Bendito o que vem em nome do Senhor!".

Mas também se referiu à posterior "humilhação" que sofreu durante a Paixão, à qual seguiu a Morte e a Ressurreição.

"A humilhação sofrida por Jesus chega ao extremo na Paixão: é vendido por 30 moedas e traído por um beijo de um discípulo que ele havia eleito e chamado amigo. Quase todos os outros fogem e o abandonam", sustentou.

Francisco lembrou como "sofreu no corpo violências atrozes, os golpes, as chicotadas e a coroa de espinhos desfiguram seu aspecto tornando-o irreconhecível"

Nesta jornada, que representa o início da festa cristã, Francisco pediu aos presentes que lembrem sempre que Jesus salvou os homens "dos laços do pecado, da morte, do medo e da tristeza" e que "renunciou à glória de Filho de Deus e se transformou em Filho do homem, para ser em todo solidário" com os homens "pecadores".

Por isso, apontou, os fiéis católicos estão chamados "a escolher seu caminho: o caminho do serviço, da doação, do esquecimento de um mesmo" para assim "aprender o amor humilde, que salva e dá a vida, para renunciar ao egoísmo, à busca do poder e da fama".

 

Fonte: G1

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
11/03/2016 - 14:57:59

A Santa Sé está alarmada com o aumento das violações da liberdade de religião e de credo em muitos países no mundo. Foi o que afirmou o encarregado ad interim de assuntos vaticanos no escritório da ONU em Genebra, na Suíça, Mons. Richard Gyhra, durante uma sessão dedicada à relação entre liberdade religiosa e liberdade de expressão.

Trata-se de uma tendência que “parece indicar uma falta de vontade política por parte das várias instituições da comunidade internacional de enfrentar as causas de tal violência”.

Liberdade religiosa e liberdade de expressão são interdependentes

Liberdade religiosa e de expressão “são interdependentes e unidas”: o perigo se apresenta “quando os direitos humanos são compreendidos segundo uma abordagem que considera a liberdade como licença ou autonomia completa” e “o exercício da própria liberdade sem alguma referência ao outro”, precisou o prelado.

O pensamento único

Mons. Gyhra recordou que “minimizar o papel essencial que a religião tem em todas as sociedade não é a resposta aos desafios atuais”. O mundo se mostra sempre mais sujeito à “globalização do paradigma tecnocrático”, que “aspira conscientemente a uma uniformidade unidimensional” almejando “eliminar todas as diferenças e as tradições numa busca superficial de unidade”.

Ao invés, observou, “um sadio pluralismo, que realmente respeite os outros e os valores como tais”, é um “aliado precioso no empenho a defender a dignidade humana”.

Por isso, enquanto essa tendência a tornar todos iguais “destrói a individualidade de toda pessoa”, a liberdade religiosa, “radicada no respeito pela liberdade de consciência”, por sua própria natureza transcende “a esfera privada dos indivíduos e das famílias e busca construir o bem comum de todas as pessoas”.

Tirania moderna que busca suprimir a liberdade religiosa

O representante pontifício cita o Papa Francisco, quando diz que, “num mundo onde as diferentes formas de tirania moderna buscam suprimir a liberdade religiosa ou buscam reduzi-la a uma subcultura sem direito de expressão na esfera pública, ou, ainda, buscam utilizar a religião como pretexto para o ódio e a brutalidade, é imperioso que os seguidores das diferentes tradições religiosas unam suas vozes para invocar a paz, a tolerância e o respeito à dignidade e aos direitos dos outros”.

 

Fonte: Rádio Vaticano

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
11/03/2016 - 14:50:57

Os Exercícios espirituais para o Papa Francisco e a Cúria Romana se concluíram na manhã desta sexta-feira, 11, na Casa ‘Divino Mestre’, em Ariccia. Para a meditação conclusiva dos exercícios espirituais Padre Ermes Ronchi propôs ao Papa e à Cúria Romana uma viagem dentro dos versículos da Anunciação, “evento que se realiza no cotidiano, sem testemunhas, longe das luzes e emoções do templo”, disse o pregador.

“O primeiro anúncio de graça do Evangelho foi entregue à normalidade de uma casa, ou seja, ao lugar onde cada um é si mesmo. É ali que Deus nos encontra e nos toca”.

Deus está na cozinha

“Santa Teresa de Ávila no ‘O livro das fundações’ escreveu para as suas monjas as seguintes palavras: Irmãs, recordem: Deus está entre as panelas, na cozinha. Mas como, o Senhor do universo se move na cozinha do mosteiro, entre jarras, panelas, pratos, caçarolas e frigideiras! Deus na cozinha significa levar Deus a um território de proximidade. Se você não o sente doméstico, isto é, dentro das coisas mais simples, você não encontrou o Deus da vida. Ainda está na representação racional do Deus da religião.”

Promessa de felicidade

“Olhamos para Maria para tentar costurar o rasgão mais dramático de nossa fé: o Deus da religião que se separou do Deus da vida”.

“A mulher de Nazaré como dona de casa nos lança um desafio enorme: passa de uma espiritualidade que se fundamenta na lógica do extraordinário para a mística do cotidiano. Neste cotidiano, o sentimento que prevalece é o da alegria e são as primeiras palavras da Anunciação: ‘Alegre-se Maria’, pois quando Deus se aproxima traz uma promessa de felicidade”.

“A nós que estamos cobertos de gravidade e peso, e de responsabilidades também, Maria recorda que a fé é alegria ou não é fé. Maria entra em cena como uma profecia de felicidade para a nossa vida, como uma bênção de esperança, consoladora, que desce em nosso mal de viver, nas solidões sofridas, nas ternuras negadas, na violência que nos circunda, mas que não vencerá, porque a beleza é mais forte que o dragão da violência, garante o Apocalipse. O anjo com esta primeira palavra diz que existe uma felicidade no crer, o prazer de crer”.

Obra em nossas casas

“Depois, Maria entra em cena como uma mulher que crê no amor”, disse Pe. Ronchi. “O anjo”, lê-se no Evangelho, “foi mandado a uma virgem, prometida em esposa a um homem chamado José”. Segundo o evangelista Lucas, a anunciação é feita a Maria, e segundo Mateus, a José: “Mas se sobrepomos os dois Evangelhos vemos com alegria que o anúncio é feito ao casal, ao esposo e à esposa juntos, ao justo e à virgem apaixonados. Deus está na obra em nossos relacionamentos, fala dentro das famílias, dentro de nossas casas, no diálogo, no drama, na crise, nas dúvidas e nos impulsos. Deus não rouba espaço à família, não invade, não fere, não subtrai, procura um sim plural que se torna criativo porque é a soma de dois corações, a soma de muitos sonhos e muito trabalho paciente.”

Fé rochosa ou frágil, mas autêntica

Maria sabe se dirigir a Deus, sabe perguntar como irá acontecer o que lhe foi dito. “Ter perplexidade, fazer-se perguntas é uma maneira de estar diante do Senhor, com toda a dignidade humana”, disse Pe. Ronchi. “Aceito o mistério, mas ao mesmo tempo uso toda a minha inteligência. Digo quais são as minhas estradas e depois aceito estradas acima de mim”.

“Em nenhum lugar se diz que a fé rochosa seja melhor que a fé pequena entrelaçada com perguntas. Basta que seja autêntica, aquela que na sua pequenez precisa ainda mais de Deus. O que me dá esperança é ver como no Povo de Deus continuam crescendo as perguntas, ninguém se contenta mais com respostas e palavras já ouvidas, com respostas prontas, querem entender, ir a fundo, querem fazer própria a fé. Um tempo quando todos ficavam calados diante do sacerdote era um tempo de mais fé? Acredito que seja verdadeiro o contrário e se isso é mais fadigoso para nós é também um aleluia, um finalmente.”

O pensamento conclusivo é sobre a maternidade de Deus. “Sem o corpo de Maria o Evangelho perde corpo”, é a consideração final de Pe. Ronchi. “Todos os cristãos são chamados a ser mães de Deus, porque Deus sempre precisa vir ao mundo”.

 

Fonte: Rádio Vaticano

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com